Relatório de Gestão 2021 | Comunicação

COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

RELATÓRIO ANALÍTICO

Este relatório apresenta dados analíticos das ações do Setor de Comunicação e Imprensa realizadas no período de janeiro a dezembro de 2021.

CANAIS DE ACESSO AO CIDADÃO

Em 2021, os canais de comunicação do CRN-1 continuaram essenciais para que nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e sociedade em geral tivessem acesso a informações corretas e de qualidade sobre a pandemia de Coronavírus e, em especial, sobre a vacinação dos profissionais da nutrição.
No último ano, contamos com website, perfis no Instagram, Facebook e Twitter, e canal de Youtube para divulgar as ações realizadas pelo Conselho junto aos profissionais da 1ª região.

WEBSITE (www.crn1.org.br)

Em março, começamos e finalizamos a criação do novo site do CRN-1, com mais funcionalidades e design completamente diferente, mais intuitivo e moderno. O lançamento do site foi acompanhado de uma campanha de divulgação da nova identidade visual do CRN-1, por meio da produção de 3 vídeos.
O site passou por adaptações de funcionalidades ao longo do ano, de acordo com as necessidades dos usuários. Além disso, foram aplicadas as informações necessárias para que a página ficasse de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Foram publicadas 38 atualizações (textos informativos).


INSTAGRAM (@crnutri_1)

O Instagram foi a rede social mais usada pelo CRN-1 em 2021. Por ter maior alcance e penetração junto aos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, foi essencial para a divulgação de informações sobre a área de fiscalização do Conselho e a vainação de profisionais da 1ª região.

Em 2021, houve um crescimento de 15,65% no número de seguidores, encerrando o ano com o número total de 18.569. Foram publicados 280 posts, o que representa um média de 23,3 postagens/mês. Essas postagens geraram 58.032 interações com o conteúdo. Foram publicados, ainda, 251 stories.

No total, foram divulgados 28 vídeos.

FACEBOOK (www.facebook.com/crn1regiao)

A página no facebook terminou o ano com 15.014 seguidores, o que indica uma queda de 1,48% com relação ao período anterior (2020). Na rede social, foi replicado, no que cabia, o conteúdo publicado no Instagram. Foram 270 publicações que geraram 3.709 interações.

YOUTUBE (www.youtube.com/crn1-canal)

Em 2021, o canal do Youtube do CRN-1 foi essencial para a realização de eventos online, em especial os em comemoração ao Dia do Nutricionista e ao Dia do TND.
Foram publicados 29 vídeos e lives, que resultaram em 6.178 visualizações e 1,5 mil horas de tempos de exibição.

TWITTER (@CRNutri1)

A conta do Twitter foi usada para divulgações de assuntos pontuais e cobertura de eventos. Em 2021, tivemos 97 tweets e 291 seguidores.

DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DA FISCALIZAÇÃO

Em 2021 a comunicação do CRN-1 divulgou as principais ações realizadas pela Gerência de Fiscalização. Entre as mais expressivas estiverem a retomada da concessão do Selo Nutrilegal aos nutricionistas que desenvolvem suas atribuições com êxito, constatadas desde a primeira visita fiscal ou orientação por videoconferência.

Também foram divulgadas as ações de fiscalização in loco e informações sobre as Orientações Remotas por Videoconferência e encontros virtuais realizados junto a profissionais da 1ª Região.

Tudo isso por meio de fotos, vídeos, textos e gráficos disponibilizados em nosso site e redes sociais.

PROJETOS E AÇÕES DESENVOLVIDOS

VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS

De janeiro a junho de 2021, uma das principais ações de comunicação do CRN-1 foi a divulgação de informações sobre a pandemia e a vacina para os profissionais, dentro das quatro unidades da federação que compõe a 1ª Região.
No período, passamos por crises nas redes sociais e e-mails do Conselho causadas por desinformações e conflito de orientações dadas pelas Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e Distrital.

Foram criados comunicados e respostas-padrão para atender a alta demanda por parte dos profissionais. Em conjunto com a Gerência Técnica e com o Assessor Jurídico, fizemos a divulgação de ofícios que eram enviados pelo CRN-1 aos órgãos competentes.

Ainda foi criado um canal para que os profissionais pudessem realizar denúncias sobre irregularidades na vacinação.

Dados de divulgação

• 254 e-mails respondidos no endereço vacina@crn1.org.br
• 46 postagens no Instagram em 2021, com espelhamento do conteúdo no Facebook
• 13 notícias ou notas no site do CRN-1 em 2021

GUIA DE CUIDADO E ATENÇÃO NUTRICIONAL À POPULAÇÃO LGBTQIA+ (https://bit.ly/34vQkIK)

Depois de mais de 2 meses de trabalho do GT Diversidade, publicamos o Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+, com 38 páginas. Da Comissão de Comunicação do CRN1, participaram: como Coordenador de elaboração técnica e geral, Lewestter Melchior de Lima, como Revisora e editora técnica, Caroline Olímpio Romeiro de Meneses, e como diagramadora, Cecília Garcia. O Guia contou com a colaboração de 5 entidades, apoio do CFN e de mais 29 organizações. Para sua divulgação, fizemos 3 postagens, que geraram, apenas no Instagram, 1.850 interações e alcançou 13.602 pessoas. A live com os autores do Guia, realizada com apoio do CFN, teve 386 visualizações.

SEMANA DO TND

Fizemos 18 postagens relativas ao mês do TND, sendo 3 delas em formato de vídeo. Estas geraram 1.878 interações no Instagram. Com relação ao evento, organizamos e efetivamos 4 cursos, com 1.160 vagas (destas, 1.124 foram preenchidas). Tivemos também um Grupo de Trabalho, com 282 inscritos. A palestra de abertura – Semana do TND - A valorização do TND na Resolução CFN nº 605: contribuição e participação – teve 696 visualizações. A palestra de encerramento – Semana do TND - Ampliando meu desenvolvimento profissional como TND – teve 208 visualizações. Todos os vídeos das aulas foram disponibilizados em nosso canal do Youtube.

DIA DO NUTRICIONISTA

Depois de mais de 2 meses de trabalho, tivemos o evento do Dia do Nutricionista, em formato de circuitos de experiências. No primeiro dia de programação, a conselheira Mariana Melendez fez a mediação. No segundo dia, foi a vez do conselheiro Lewestter Melchior. Para as celebrações do Dia do Nutricionista, no total fizemos 13 postagens, sendo 5 vídeos, que geraram, apenas no Instagram, 2.550 interações e alcançou 36.436 pessoas. Tivemos 2.822 inscritos para os Circuitos de experiências. As lives relativas aos Circuitos de Experiências no Youtube tiveram 3.244 visualizações ao todo.

CLUBE DE BENEFÍCIOS (https://bit.ly/3hIvPga)

Em 2021, houve a publicação da portaria do Clube de Benefícios. Com isso, as pessoas jurídicas de direito privado prestadoras de serviços e fornecedoras de bens podem se cadastrar para oferecer descontos mínimos de 15% (quinze por cento) sobre o preço da tabela praticado aos profissionais registrados no CRN-1.

Já contamos com três empresas cadastradas. Duas da área de educação e uma da área de saúde.

Pular para o conteúdo