Relatório de Gestão 2022 | Comunicação

COMUNICAÇÃO E IMPRENSA

RELATÓRIO ANALÍTICO

Este relatório apresenta dados analíticos das ações do Setor de Comunicação e Imprensa realizadas no período de janeiro a dezembro de 2022.

CANAIS DE ACESSO AO CIDADÃO

Em 2022, os canais de comunicação do CRN-1 continuaram essenciais para que nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e sociedade em geral tivessem acesso a informações corretas e de qualidade sobre o trabalho do Conselho como entidade de proteção da sociedade.

No último ano, contamos com website, perfis no Instagram, Facebook e Twitter, canal de Youtube e envio de malas-direta para divulgar as ações realizadas pelo Conselho junto aos profissionais da 1ª região.

WEBSITE (www.crn1.org.br)

Com o novo site do CRN-1 em funcionamento, o trabalho do Setor de Comunicação foi auxiliar as outras áreas da entidade no ajuste de funções, dados e a realização de atualizações de informações. Dessa forma, o site do Conselho tornou-se uma plataforma de serviços integrados, provendo agilidade à maioria das demandas dos profissionais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso tudo realizado em conjunto com as Gerências Administrativa, de Fiscalização, Técnica e Setor de TI.

Em 2022, o site foi especialmente importante, visto a necessidade de divulgação dos documentos e informações a respeito das eleições para a Gestão 2022-2025 do CRN-1.

INSTAGRAM (@crnutri_1)

O Instagram foi a rede social mais usada pelo CRN-1 em 2022. Por ter maior alcance e penetração junto aos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, foi essencial para a divulgação de informações sobre todas as áreas do Conselho e assuntos que interferem diretamente na vida dos profissionais

Em 2022, houve um crescimento de 8,65% no número de seguidores, encerrando o ano com o número total de 20.177. Foram publicados 225 posts, o que representa um média de 18,75 postagens/mês. Essas postagens tiveram alcance de 633.443 e geraram 53.144 interações com o conteúdo. Foram publicados, ainda, 121 stories, com 118.350 interações.

No total, foram divulgados 11 vídeos.

FACEBOOK (www.facebook.com/crn1regiao)

A página no facebook terminou o ano com 14.796 seguidores, o que indica uma queda de 1,45% com relação ao período anterior (2021). Na rede social, foi replicado, no que cabia, o conteúdo publicado no Instagram. Foram 211 publicações que geraram 3.857 interações.

YOUTUBE (www.youtube.com/crn1-canal)

Em 2022, o canal do Youtube do CRN-1 não teve tanta relevância quanto nos anos anteriores. Com a dimunuição dos casos de COVID-19 e o retorno à normalidade, os eventos ao vivo foram reduzidos. Neste ano, usamos a plataforma apenas para a transmissão dos cursos e palestras relativas ao Dia do TN e Dia do Nutricionista.

Foram publicados 6 vídeos, que resultaram em 2.970 visualizações e 351,5 horas de tempos de exibição.

TWITTER (@CRNutri1)

A conta do Twitter foi usada para divulgações de assuntos pontuais e cobertura de votações de Projetos de Lei de interessse os profissionais nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética . Em 2022, publicamos 68 tweets e 340 seguidores.

DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DA FISCALIZAÇÃO

Em 2022 a comunicação do CRN-1 divulgou as principais ações realizadas pela Gerência de Fiscalização. Entre as mais expressivas estiverem as ações de interiorização junto aos municípios do entorno do DF, Goiás, Mato Grosso e Tocantins
Também foram divulgadas as participações da equipe de fiscalização em cursos e eventos do Sistema CFN/CRN. Tudo isso foi realizado por meio de fotos, vídeos, textos e gráficos disponibilizados em nosso site e redes sociais. Apenas no Instagram, foram realizadas 25 postagens relacionadas à Fiscalização, que alcançaram 86.609 pessoas.

PROJETOS E AÇÕES DESENVOLVIDOS

Eleição CRN-1 2022

A divulgação das Eleição para a Gestão 2022-2025 começaram em abril de 2022, com uso de informações compartilhadas pela Gerência Administrativa, que em conjunto com a área de TI. A comunicação completa do pleito contou o uso do website da entidade, envio de malas-diretas e uso de redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

No site do Conselho, foram divulgados os documentos de convocação da Assembleia Geral de Eleição, orientações para inscrições de chapas e editais. Também constaram nele as propostas da chapa concorrente, tutoriais, resultado da Eleição CRN-1 2022 e orientações para justificativa de ausência à votação.

No Instagram, foram divulgadas 13 postagens, que alcançaram 53.777 pessoas e tiveram 2.503 interações. No Facebook, houveram 10 postagens, que alcançaram 1.464 pessoas. No Twitter, foi publicado um tweet que teve 47 impressões.

DIA DO NUTRICIONISTA 2022

Em 2022 foi promovido o evento gratuito e on-line "A inserção do nutricionista no atual contexto social" para a comemoração do Dia do Nutricionista.

As temáticas tratadas no evento foram: o nutricionista como agente importante no combate à fome e a atuação do nutricionista na participação popular para a garantia DHANA. Além disso, foi promovida uma roda de debate sobre segurança alimentar e nutricional em diferentes grupos populacionais (LGBTQIAP+, negros e indígenas).

Para divulgação foram usadas 4 postagens replicadas em nossas redes sociais. No Instagram, elas alcançaram 20.260 pessoas e promoveram 1.776 interações. No Facebook, alcançaram 1.149 pessoas.

DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 2022

Para a organização e execução do evento, foi criado um GT composto por: nutricionista Camilla Córdova; conselheiros Lewestter Melchior e Eloise Schott; e as técnicas em nutrição e dietética Lo-Ruama Mendes dos Reis Santos e Odileide dos Santos Tomaz.

Assim, ficou decidido que entre os dias 29 e 30 de junho, o CRN-1 ofereceria um workshop on-line gratuito com várias oficinas temáticas voltadas às necessidades dos TNDs frente ao mundo do trabalho.

Para a divulgação do evento, tivemos envio de mala direta para todos os TNDs inscritos no CRN-1 e publicação de 4 publicações que alcançaram 11.631 pessoas no Instagram e 732 no Facebook. No total, tivemos 444 inscrições e os vídeos das oficinas foram publicados em nosso canal do Youtube.

No workshop, foram tratados os seguintes temas: "Como ter um perfil profissional autêntico e eficaz nas redes"; "Como se portar e se preparar para entrevista; desvendando o LinkedIn"; "Esperançar – regulamentação da profissão do TND no Brasil (PL 5056/2013)"; "Cases de sucesso: tudo aqui já foi um sonho"; "Gestão de carreira: onde estou e onde quero chegar"; e "Concursos públicos – uma opção de carreira para o TND".

CAMPANHA "VALORIZAR O PNAE É..."

O PNAE é uma das políticas púbicas de maior alcance no Brasil – cerca de 40 milhões de estudantes da rede pública são alcançados por ela. Por mais importante que seja o programa, sempre há tentativas de privatizar ou terceirizar o serviço de fornecimento da alimentação escolar ou de mudar suas regras.

Composta por quatro postagens publicadas no mês de março no perfil do CRN-1 no Instagram e Facebook, a ação teve o objetivo de mostrar a importância dos quatro principais atores no Programa de Alimentação Escolar (PNAE): sociedade, nutricionistas, estudantes e agricultores familiares.

A campanha alcançou 7.856 pessoas e teve 675 interações no Instagram e alcançou 12.209 pessoas.

CAMPANHA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em novembro, o Setor de Comunicação realizou a campanha relacionada ao Dia da Consciência Negra. Foram divulgados três postagens no Instagram, que foram replicadas no Facebook.

A primeira postagem trouxe uma sobre a data por meio de uma poesia declamada pela conselheira do CRN1 Beatriz Blackman e de sua autoria. A segunda fez uma provocação sobre a função das redes sociais como ferramentas de grande impacto para celebrar conquistas e honrar os que lutam nos movimentos sociais em busca da igualdade, respeito e representatividade da população negra. A última continha indicações de livros, documentários e perfis de redes sociais que discutem a relação entre alimentação e questões raciais.

No Instagram, as postagens alcançaram 7.566 pessoas e geraram 323 interações. No Facebook, houve alcance de 688 pessoas.

 

 

CRN-1 DIVULGA | PESQUISAS CIENTÍFICAS

Ao longo de 2022, o CRN-1 divulgou pesquisas científicas enviadas por profissionais pesquisadores de vários lugares do Brasil, via Instagram, com uso de legenda padronizada.

Os interessados em ter suas pesquisas divulgadas encaminham para a Assessoria Técnica do CRN-1 um questionário devidamente respondido, de modo a avaliar a pertinência de sua divulgação. Após essa etapa, a demanda segue para o Setor de Comunicação do CRN-1, que realiza a divulgação.

Abaixo constam os itens a serem respondidos:

a) Requerimento dirigido a presidente do CRN1, a senhora Raquel Adjafre, solicitando o encaminhamento por correspondência eletrônica do formulário da pesquisa aos nutricionistas e/ou divulgação nas redes sociais;
b) Cópia do projeto de pesquisa;
c) Cópia da autorização do comitê de ética em pesquisa;
d) Cópia do instrumento de pesquisa (formulário);
e) Imagem de divulgação em formato quadrado.

Em 2022, foram divulgadas sete pesquisas, que alcançaram 19.989 pessoas (Instagram) e 1.284 (Facebook). As instituições que tiveram suas pesquisas divulgadas foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília e Universidade Federal da Bahia.

PL 5.056/2013 – REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TÉCNICO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Uma das grandes pautas tratadas pela comunicação do CRN-1 foi o apoio à aprovação do PL 5.056/2013. O Setor de Comunicação fez a cobertura de toda a tramitação entre comissões realizadas no ano via perfil no Twitter. Além da presença de conselheiros do CRN-1 a todas as votações, houve a movimentação dos profissionais TNDs e nutricionistas por meio do envio de malas diretas com informações sobre o PL, as datas e horários de reunião das Comissões e como acompanhá-las presencialmente ou por meio de transmissão no canal do Youtube na Câmara dos Deputados.

Com o tema "Eu apoio o PL 5.056/20013", foram produzidas e publicadas no Instagram (com reprodução no Facebook – com 1.998 pessoas alcançadas) 10 postagens, que alcaçaram 27.862 pessoas, gerando 2.504 interações. Os conselheiros do CRN-1 ainda dispararam mensagens produzidas pelo Setor de Comunicação via WhatsApp.

PLANO DE AÇÃO E METAS – EXERCÍCIO 2022

Na tabela abaixo é possível encontrar um resumo sobre o cumprimento das metas estabelecidas para a Comissão de Comunicação:

AçõesMetasResultadoJustificativa
Projeto: Consolidar a credibilidade do Sistema CFN/CRN junto aos profissionais e a sociedade
Objetivo: Ampliar o uso dos meios de comunicação externos
Continuidade do uso site como canal de comunicação.36 textos/ ano9 textos/ano
(25% da meta)
Em 2022, o site se tornou menos um veículo informativo e mais um portal de serviços, não sendo necessária a produção de muitos textos
Uso do InstagramStories: 20 / mês
Feed: 18 postagens/ mês
125 stories (52% da meta)
255 postagens (118% da meta)
Não houve a necessidade de uso tão recorrente dos stories
Espelhamento do Instagram no FacebookStories: 20 / mês
Feed: 18 postagens/ mês
0 stories
211 postagens (97,7% da meta)
O Facebook tem perdido a relevância enquanto rede social
Uso Twitter8 tweets por mês68 tweets/ano (70,8% da meta)Pouca relevância da rede no impacto da comunicação do CRN-1
Uso do Youtube8 lives/ano4 lives/ano (50% da meta)Com o controle da pandemia, não foi mais necessário menter uma grande qualtidade de lives, nem sua transmissão pelo Youtube
Projeto: Editora CRN-1
Objetivo: Criar a Editora CRN-1 para a divulgação de conteúdos via publicações digitais
Edição de 1 publicação com tema sugerido pela Comissão de ComunicaçãoCriar conteúdo, diagramar, publicar e divulgar 1 e-book com temas relevantes para o nutricionista/ população0 e-books divulgadosHouve mudança de meta. Ficou decidida a diagramação do Guia de atenção nutricional para a população LGBTQIAP+ para formato impresso. Realizado.
Edição de 1 publicação com tema sugerido por outra área/comissão do CRN-1Criar conteúdo, diagramar, publicar e divulgar 1 e-book com temas relevantes para o nutricionista/ população0 e-books divulgadosPor conflitos de agenda, o Grupo de Trabalho de criação do Manual de Mídias Digitais não concluiu o documento. Desse modo, não havia conteúdo a ser diagramado.
Diagramação do Relatório de Atividades a ser enviado ao TCUContratar empresa de diagramação terceirizada para realizar a ação.1 relatório diagramado (100% da meta)Meta cumprida
Projeto: Celebrações CRN-1
Executar evento para Dia do TND1 evento on-line1 evento realizadoMeta cumprida
Executar evento para Dia do Nutricionista1 evento on-line1 evento realizadoMeta cumprida
Divulgação do Dia Mundial da Alimentação1 evento presencialNão realizadoA data coincidiu com as preparações para recepção da nova gestão do CRN-1, que teve dedicação exclusiva do setor de Comissão para sua realização
Fortalecer a atuação do nutricionista e TND em datas representativas da saúde e nutrição.Semana Mundial do Aleitamento Materno: 4 posts4 postagens (100% da meta)Meta cumprida
Setembro Amarelo: 4 posts1 postagem (25% da meta)Período de eleições e transição de gestão do CRN-1, que teve dedicação exclusiva do setor de Comissão para sua realização
Outubro Rosa: 1 live + divulgações em redes sociais1 postagemPeríodo de eleições e transição de gestão do CRN-1, que teve dedicação exclusiva do setor de Comissão para sua realização
Novembro Azul: 1 live + divulgações em redes sociais1 postagemPeríodo de eleições e transição de gestão do CRN-1, que teve dedicação exclusiva do setor de Comissão para sua realização
Projeto: Gestão institucional da comunicação
Produzir material gráfico institucional relacionados com CRN1.Atualização do material do estoque 2 vezes por ano.0 atualização de material do estoqueO material gráfico foi confeccionado e encaminhado para o Conbran, não tendo dotação orçamentária para produção de material destinado à sede e delegacias
Contratação de 01 estagiário de comunicação e imprensaAuxiliar nas demandas para a execução dos projetos 1, 2 e 3 deste Plano.1 estagiária contratadaMeta cumprida
Contratação da plataforma online CANVA como ferramenta de uso da comunicação.15 artes por mês240 artes/ano (aprox. 110% da meta)Meta cumprida