Relatório de Gestão 2023 | Comunicação

RELATÓRIO ANALÍTICO

Este relatório apresenta dados analíticos das ações do Setor de Comunicação e Imprensa realizadas no período de janeiro a dezembro de 2023.

CANAIS DE ACESSO AO CIDADÃO

Em 2023, os canais de comunicação do CRN-1 continuaram essenciais para que nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética e sociedade em geral tivessem acesso a informações corretas e de qualidade. O conteúdo é voltado para o trabalho do Conselho como entidade de proteção da sociedade.
No último ano, contamos com website, perfis no Instagram, Facebook e Twitter, canal de Youtube e envio de malas-direta para divulgar as ações realizadas pelo Conselho junto aos profissionais da 1ª região. Como novidade, passamos a ter um perfil na rede LinkedIn.

WEBSITE

O atual site do CRN-1 continuou em pleno funcionamento, sendo o trabalho do Setor de Comunicação (SCom) ajustar, juntamente com a equipe de T.I e empresa mantenedora do site, as funções e informações apresentadas. Além da função informacional, o portal do CRN-1 é uma plataforma de serviços integrados, provendo agilidade à maioria das demandas dos profissionais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso tudo realizado em conjunto com as Gerências Administrativa, de Fiscalização, Técnica e Setor de TI.
Em 2023, o site institucional foi integrado às ferramentas de monitoramento de acesso Gsuite e Google Analytics 4, permitindo melhor análise das funcionalidades junto aos usuários.

INSTAGRAM

O Instagram continuou sendo a rede social mais usada pelo CRN-1 em 2023. Por ter maior alcance e penetração junto aos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, foi essencial para a divulgação de informações sobre todas as áreas do Conselho e assuntos que interferem diretamente na vida dos profissionais

Em 2023, houve um crescimento de 4,5% no número de seguidores, de 29,49% no alcance e de 41,9% na quantidade de interações, em relação a 2022. Foram publicados 227 posts, 461 stories e 43 vídeos.

FACEBOOK

A página no facebook terminou o ano com uma queda de 37,8% de seguidores com relação ao ano de 2022, seguindo a tendência mundial de esvaziamento desta rede. No perfil do CRN-1, foi replicado, no que cabia, o conteúdo publicado no Instagram.

YOUTUBE

Em 2023, o canal do Youtube do CRN-1 foi usado para divulgação de conteúdo audiovisual nos formatos tradicional, shorts e lives. Os 19 vídeos publicados geraram aumento de 134% no número de visualizações, de 59% no tempo de exibição e de 70% no número de inscritos com relação ao período anterior.

TWITTER

A conta do Twitter foi usada para divulgação de assuntos pontuais e cobertura de votações de Projetos de Lei de interesse dos profissionais nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética. Em 2023, publicamos 104 tweets.

LINKEDIN

O LinkedIn é uma plataforma de mídia social focada em interações profissionais e institucionais. Dada sua importância no contexto atual, foi criada uma página do CRN-1 para divulgação de informações pertinentes à rede. Em 2023, foram publicadas 52 postagens.

DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DA FISCALIZAÇÃO

Em 2023, o Setor de Comunicação em parceria com a Gerência de Fiscalização impulsionou a divulgação das atividades fim do CRN-1. Dessa forma, houve a divulgação das principais ações, como as interiorizações, as concessões de Selo Nutrilegal e as fiscalizações em conjunto com outros órgãos, como Ministério Público.
Também foram divulgadas as participações da equipe de fiscalização em cursos e eventos dentro e fora do Sistema CFN/CRN. Tudo isso foi realizado por meio de fotos, vídeos, textos e gráficos disponibilizados em nosso site e redes sociais. Apenas no Instagram, foram realizadas 62 postagens relacionadas à fiscalização, em formato de cards, carrossel e vídeos.

PROJETOS E AÇÕES DESENVOLVIDOS

DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO COM TEMÁTICA ÉTICA

Ao longo de 2023, o SCOM teve como uma de suas prioridades a divulgação de conteúdo com orientações éticas. Como destaque, pode-se citar a campanha de carnaval realizada no Instagram. Foram 4 postagens, que tiveram como métricas: curtidas (1.740), comentários (64), salvamentos (157), compartilhamento (391) e alcance (22.533). Outro ponto importante foi a roteirização, produção, gravação, edição e divulgação de vídeos com a temática.

Dia do Nutricionista

A campanha do Dia do Nutricionista nas redes sociais trouxe uma temática ética. O slogan trabalhado foi "Sou nutricionista de verdade". Houve a publicação de 5 postagens no Instagram (com espelhamento no Facebook), alcançando 19.385 contas, com 3.220 interações. Uma das postagens da campanha – sobre terrorismo alimentar – se tornou o post mais compartilhado de nosso perfil nos últimos 2 anos.

DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO COM TEMÁTICA SOCIAL

Em 2023, o Setor de Comunicação produziu e divulgou conteúdo de conscientização sobre saúde, alimentação, racismo e LBGTfobia.

Foram realizadas publicações referentes a datas comemorativas sociais como: Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Dia Internacional da Mulher, Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, Dia Mundial da Conscientização dos transtornos Alimentares, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, Dia internacional da mulher negra latino americana e caribenha, Agosto Dourado, Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, Dia da Merendeira Escolar, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia da Consciência Negra.

A participação de conselheiros do CRN-1 em órgãos de representação social e em congressos e eventos que tratam da temática também foram amplamente divulgados. Entre eles, destaca-se a divulgação da Conferência Livre de Saúde - CRN1, ocorrida em 24 de fevereiro.

DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 2023

Em 2023, o evento alusivo à data ocorreu de forma presencial, no dia 26/06/2023, em Brasília-DF e Cuiabá-MT e no dia 27/06/2023, em Goiânia-GO e Palmas-TO. A comemoração foi organizada por Grupo de Trabalho formado para este fim, sendo composto pelas conselheiras Lorrane Pienaro, Camilla Cordova, Milena Carvalho e Larissa Mazocco.
O público previsto foi de 300 pessoas, inscreveram-se 137. No evento, participaram 37 profissionais.

Ações de divulgação

O setor de comunicação foi responsável pela divulgação do evento, realizando:

● Instagram: 6 postagens (alcance: 13.379), 7 stories (alcance 3.357)
● Facebook: 6 postagens (alcance: 1.158)
● Twitter: 1 tweet (alcance: 46)
● LinkedIn: 2 postagens (alcance: 42)
● Site: 1 notícia
● Youtube: 1 vídeo
● Pedido de ajuda na divulgação (via e-mail): Hospital Geral de Palmas e Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia
● Disparo de mala direta para todos os TNDs inscritos no CRN1 (cerca de 1.500 profissionais)
● Levantamento de contatos (eventos anteriores) e disparo de mala direta para mais 695 TNDs
● Criação de mensagens padrão para divulgação via WhatsApp Ações de organização

O setor de comunicação participou da organização do evento, realizando:

● Formatação inicial de Projeto Básico do evento
● Criação de banner comemorativo para o evento
● Organização de material e pessoal no local do evento em Brasília-DF
● Cobertura fotográfica e de filmagem do evento em Brasília-DF
● Criação de checklist de ações pré-evento
● Diagramação de certificados
● Gerenciamento de inscrições via plataforma on-line Sympla
● Disparo de e-mail relembrando os inscritos sobre a proximidade do evento

CARTILHA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS – OS DESAFIOS DO NUTRICIONISTA FRENTE ÀS DATAS COMEMORATIVAS

CRN-1 lançou, em 2023, um material de apoio aos nutricionistas escolares. O objetivo do material foi auxiliar os profissionais na conscientização da sociedade sobre a obrigação do nutricionsita em seguir as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), não importando a data comemorativa.

Outros pontos tratados na cartilha foram a explicação de que o nutricionista é um profissional regulamentado, ou seja, ele é fiscalizado por um Conselho Profissional, não podendo ceder à pressões externas, e seu papel como um aliado na prevenção de doenças, manutenção e recuperação da saúde dos alunos, em todas as fases de desenvolvimento.

Junto ao lançamento da cartilha, foram disponibilizados materiais para que o nutricionista pudesse compartilhar nas escolas, em suas redes sociais e junto à comunidade escolar, compostos pela cartilha, banners para download e impressão e cards para redes sociais.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

O evento alusivo à data ocorreu de forma presencial, no dia 29/10/2023, das 9h às 11h, no Eixão do Lazer (DF). O evento foi organizado pela conselheira Joanna Ribeiro.

Seguindo a temática proposta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a temática do evento foi "Água é vida, água nutre", com o intuito de promover hábitos de vida saudáveis.

A celebração foi realizada por meio de aulão de funcional gratuito com o personal trainer Rodrigo Resende. O evento foi aberto ao público em geral, sem limite de vagas.

Ainda em comemoração à data, o SCOM criou uma playlist com músicas sobre água no Spotify.

PLANO DE AÇÃO E METAS – EXERCÍCIO 2023

Na Seção Planos de Curto Prazo da Organização com a Indicação dos Objetivos Anuais (Plano de Ações e Metas) é possível encontrar um resumo sobre o cumprimento das metas estabelecidas para a Comissão de Comunicação.

Pular para o conteúdo