APRESENTAÇÃO
Este Relatório Anual de Gestão do exercício de 2024, foi elaborado sob a forma de Relato Integrado de acordo com as disposições contidas na Instrução Normativa TCU nº 84/2020, da Decisão Normativa TCU nº 187/2020 e das orientações dos órgãos de controle interno e externo. Desde o exercício de 2018 o CRN-1 utiliza o modelo de relato integrado, em consonância com o Planejamento Estratégico Situacional (PES), unificando os relatórios de atividades e de gestão em um só documento. Trata-se de uma abordagem nova, mais concisa e adequada às entidades públicas na elaboração de relatórios institucionais de prestação de contas e de comunicação com a sociedade.
O relatório está estruturado em quatro capítulos, da seguinte forma:
Apresenta as informações que identificam a Instituição, sua missão, visão, estrutura organizacional e de governança, o ambiente externo em que atua e o modelo de negócios.
Discorre a respeito dos principais riscos identificados, do modelo de gestão de riscos e dos controles implementados para mitigação desses riscos.
Explicita a estrutura de governança, o plano estratégico,os principais projetos institucionais os principais resultados alcançados.
Apresenta a situação e o desempenho financeiro, orçamentário e patrimonial da gestão no exercício por meio de demonstrações contábeis, financeiras e das notas explicativas.
(Sobre Exercício de 2024)
É com grande satisfação que apresento esta mensagem como parte integrante do Relatório Anual de Gestão de 2024 do Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região (CRN-1). Este documento reflete nosso compromisso contínuo com a transparência, a ética e a excelência na gestão dos recursos públicos e em contribuir para a saúde da população por meio do exercício profissional ético de nutricionistas e técnicos em nutrição habilitados.
O ano de 2024 foi marcado por desafios significativos, mas também por conquistas notáveis que demonstram a resiliência e a dedicação de nossa equipe. Enfrentamos um cenário complexo, com demandas crescentes por serviços de qualidade e a necessidade de otimizar nossos processos internos para garantir a eficiência e a eficácia de nossas ações.
Fiscalização e Atendimento
A fiscalização, um pilar fundamental de nossa atuação, foi intensificada em 2024. Realizamos 3.110 visitas fiscais presenciais em 75 municípios, superando nossa meta em 111,8%. Dessas visitas, 66% foram direcionadas a pessoas jurídicas e 34% a pessoas físicas. Além disso, enviamos 48 Autos de Infração com Aviso de Recebimento (AR).
Nosso Setor de Fiscalização também se destacou ao realizar 835 atendimentos, sendo 562 por contato telefônico, além da análise de 3.477 processos administrativos. Atuamos de forma proativa na alimentação escolar do Distrito Federal, atendemos demandas do Ministério Público e estabelecemos parcerias com a Vigilância Sanitária.
Gerência Administrativa e Atendimento ao Público
A Gerência Administrativa desempenhou um papel crucial na gestão de nossos recursos humanos e no atendimento ao público. Em 2024, nosso quadro de pessoal era composto por 32 empregados, sendo 29 efetivos e 3 comissionados. Admitimos duas novas Nutricionistas Fiscais, aprovadas em concurso público, para fortalecer nossa equipe de fiscalização.
Realizamos, em média, 2.076 atendimentos presenciais com agendamento prévio, distribuídos entre nossa sede no Distrito Federal e as delegacias em Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Além disso, nossa equipe respondeu a 15.891 atendimentos telefônicos, demonstrando nosso compromisso com a acessibilidade e a qualidade no atendimento.
Gerência Técnica e Ética Profissional
A Gerência Técnica foi fundamental para a promoção da ética e da qualidade no exercício profissional. Recebemos e processamos 268 denúncias, demonstrando a confiança da sociedade em nosso trabalho. Nossa Comissão de Ética instaurou 10 processos ético-disciplinares, reforçando nosso compromisso com a orientação e a disciplina profissional.
Habilitamos 2.043 novos profissionais, recebemos aproximadamente 6.900 requerimentos relacionados à inscrição profissional e emitimos 2.865 carteiras profissionais. Nossa equipe técnica também prestou assessoria à Diretoria, ao Plenário e às Comissões, garantindo suporte técnico em temas estratégicos para a profissão.
Alinhamento com as Diretrizes Nacionais e Expectativas do TCU
Todas as nossas atividades foram cuidadosamente alinhadas com as diretrizes nacionais e as expectativas do Tribunal de Contas da União (TCU). Buscamos constantemente aprimorar nossos processos de gestão, fortalecer nossos mecanismos de controle interno e garantir a transparência e a responsabilidade em todas as nossas ações.
Perspectivas Futuras e Compromissos
Para o próximo período, renovaremos o Colegiado – Triênio 2025/2028, com votação via internet prevista para setembro. As informações sobre o processo eleitoral serão divulgadas a partir de abril, através de diversos meios de comunicação.
Reafirmo nosso compromisso com a valorização da profissão de nutricionista, a defesa da segurança alimentar e nutricional e a promoção da saúde e do bem-estar da população. Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público e outras instituições para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e a prestação de serviços de qualidade à sociedade.
Agradeço a todos os membros do CRN-1, aos nossos colaboradores, aos nutricionistas e à sociedade em geral pelo apoio e confiança em nosso trabalho. Juntos, podemos construir um futuro mais saudável e próspero para todos.
Atenciosamente,
Raquel Adjafre da Costa Matos
Presidente do Conselho Regional de Nutrição da 1ª Região (CRN-1)
Capítulo 1 - Visão geral organizacional e ambiente externo
O Conselho Regional de Nutrição – 1ª Região (CRN-1), autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, foi criado pela Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, regulamentada pelo Decreto nº 84.444, de 30 de Janeiro de 1.980, com jurisdição no Distrito Federal e nos Estado de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Tem por objetivo orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética.
Contribuir para a saúde, alimentação e nutrição da população por meio do exercício profissional ético e adequado de nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética habilitados.
Ser uma entidade reconhecida pela entidade e categoria, capaz de assegurar a atuação plena dos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, por meio da orientação, fiscalização e disciplina dos profissionais
Idoneidade, Respeito, Ética, Responsabilidade, Comprometimento, Credibilidade, eficiência, equidade e Transparência.
Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978 : Cria os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas, regula o seu funcionamento e dá outras providências"
Decreto nº 84.444, de 30 de janeiro de 1980 : Regulamenta e Lei nº 6.583/78
Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991: Regulamenta a profissão de Nutricionista e determina outras providências.
Resolução CFN nº 785/2004 – Aprova o Regimento Interno comum dos Conselhos Regionais de Nutricionistas
Para acesso às demais normas e publicações do Sistema CFN/CRN clique aqui
O CRN-1 possui diversos canais de comunicação, digitais e presenciais, por meio dos quais se relaciona com a sociedade e dão transparência a informações para todos os seus públicos de interesse.
O CRN/1 tem aprimorado e ampliado os canais de atendimento aos profissionais e à sociedade em geral, promovendo atualizações constantes e em consonância com as recentes tecnologias. Atualmente, disponbiliza os seguintes canais de interação:
1) SÍTIO ELETRÔNICO (www.crn1.org.br), além das diversas informações através dos Links "Fale Conosco" e "Autoatendimento" onde são disponibilizados os endereços eletrônicos de todos os departamentos e base de conhecimento/respostas à perguntas mais frequentes.
2) SERVIÇO DE AUTOATENDIMENTO, disponível 24 horas, 7 dias por semana, o profissional dispõe de diversos serviços online (emissão de certidões, boletos, alterações de endereço e dados cadastrais, etc.), a população também pode consultar o registro profissional do Nutricionista e do Técnico em Nutrição e Dietética.
3) REDES SOCIAIS: Facebook (facebook.com/crn1regiao/) e Instagram (@crnutri_1)
4) SERVIÇO ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (e-SIC), disponível no Portal da Transparência, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada ao Conselho. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.
5) OUVIDORIA - e-OUV, disponível no Portal da Transparência, permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe manifestações, que podem ser Denúncias, Reclamações, Solicitações, Sugestão e Elogios, acompanhe o prazo e receba a resposta da manifestação realizada.
6) ATENDIMENTO PRESENCIAL
Localização: Sede do CRN/1 (DF) e Delegacias Regionais nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h00
7) ATENDIMENTO TELEFÔNICO E E-MAIL
Sede – Distrito Federal: (61) 3328-3078 ou pelo e-mail crn1@crn1.org.br.
Delegacia no Estado de Goiás: (62) 3225-6730 ou pelo e-mail crn1go@crn1.org.br
Delegacia no Estado de Mato Grosso: (65) 3052-8380 ou pelo e-mail crn1mt@crn1.org.br
Delegacia no Estado de Tocantins: (63) 3217-2406 ou pelo e-mail crn1to@crn1.org.br
Autoridade de Monitoramento / e-SIC
Adm. Domênico Ramos de Souza
Gerente Administrativo
(61) 3328-3078 / Ramal 6117 / crn1@crn1.org.br
ESTATÍTISCAS DE ATENDIMENTO PRESENCIAL / TELEFÔNICO
Foram realizados, em média, 2076 atendimentos presenciais com agendamento prévio:
Sede (DF): 1.276
Delegacia GO: 518
Delegacia MT: 209
Delegacia TO: 73
Foram realizados, em média, 15891 atendimentos telefônicos:
Sede (DF): 7.298
Delegacia GO: 3.292
Delegacia MT: 3.607
Delegacia TO: 1.694
CAPÍTULO 02 - RISCOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS
O Conselho Regional de Nutrição 1ª Região, diante dos riscos e incertezas que possam gerar impactos negativos no alcance dos resultados e o cumprimento de sua missão e objetivos institucionais, realizou um mapeamento através da ferramenta de análise PESTEL que se trata de uma metodologia que surgiu para avaliar e compreender os fatores externos que podem influenciar o andamento das atividades de uma organização. O termo PESTEL representa seis fatores-chave: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal.
Cada um desses fatores engloba elementos que podem ter um impacto significativo no desempenho e no planejamento estratégico. Foram identificados os seguintes fatores:
Impacto de Políticas e Programas:
● Redução ou aumento de políticas e programas que envolvem nutricionistas afeta a inserção no mercado e o crescimento do CRN.
Regulamentação da Profissão Técnico em Nutrição:
● Possível impacto na concorrência e atuação.
Valores de Anuidades:
● Impacto nos custos e finanças do CRN, influenciando a participação dos profissionais.
● Alterações na Lei 12.514 podem afetar a competência do CFN para estabelecer valores de anuidades.
Acompanhamento Político:
● Frente parlamentar em defesa do nutricionista e regulamentação do técnico em nutrição e dietética.
● Importância do CFN acompanhar e influenciar regulamentações.
● Impacto na regulamentação da profissão e na representação dos profissionais no Distrito Federal Interesses e União dos Profissionais:
● Falta de interesse e união dos profissionais prejudica a valorização da profissão e luta por direitos.
Mudança de Gestão e Alterações em Resoluções:
● Mudança de gestão no CFN e alterações em resoluções podem impactar a direção e regulamentações.
Legislações e Politização:
● Políticas e leis que beneficiam ou segregam grupos podem afetar a profissão e os conselhos.
● Frente parlamentar e valorização do governo atual à saúde
Substituição de Nutricionistas por Profissionais Leigos:
● Taxação de grandes fortunas e alterações nas alíquotas do Imposto de Renda podem impactar os recursos disponíveis.
Inflação, Desemprego e Custos Operacionais:
● Aumento da inflação e desemprego afetam o poder aquisitivo e podem influenciar custos operacionais e arrecadação.
● Taxa de desemprego e salários inadequados impactam a arrecadação e o poder aquisitivo.
Inadimplência da Anuidade e Desequilíbrio nas Finanças:
● Alta inadimplência e desequilíbrio entre receita e gastos governamentais afetam a arrecadação dos Conselhos.
Não Cumprimento do Piso Salarial, Instabilidade do Governo e Pejotização:
● Dificuldade com aprovação de piso salarial, instabilidade governamental e pejotização afetam a valorização profissional e a situação econômica dos profissionais.
Inadimplência da Anuidade e Desequilíbrio nas Finanças:
● Alta inadimplência e desequilíbrio entre receita e gastos governamentais afetam a arrecadação dos Conselhos.
Substituição de Nutricionistas por Profissionais Leigos:
● Influenciadores digitais leigos e fake news contribuindo para que outros profissionais exerçam a nutrição sem capacitação adequada.
● Crescimento do consumo de informações de leigos pela sociedade, prejudicando a imagem do nutricionista como profissional qualificado para promoção da saúde.
● Crescente impacto das fake news na população, influência da geração digital na formação de profissionais e maior atenção dada a influencers digitais
Pressão Midiática e Padrões de Beleza:
● Pressões midiáticas e padrões de beleza atuais afetam a percepção da alimentação e nutrição, enquanto influenciadores digitais e fake news minam o espaço dos nutricionistas.
Obesidade e Desnutrição:
● Aumento simultâneo da obesidade e desnutrição pode refletir desafios complexos na promoção da alimentação adequada.
Perda de Valores Morais e Éticos:
● Preocupações sobre a perda de valores morais e éticos na sociedade, possivelmente afetando a abordagem e percepção da saúde.
Teleconsulta e Tele Fiscalização:
● A utilização da teleconsulta para atendimento nutricional e a tele fiscalização por meio de videoconferências, permitindo maior eficiência no trabalho da fiscalização e ampliando o alcance profissionais.
Automatização de Processos:
● A adoção de tecnologias que automatizam processos internos e procedimentos, otimizando a operação do conselho e agilizando tarefas.
Inteligência Artificial e Elaboração de Dietas:
● A incorporação de inteligência artificial para auxiliar na elaboração de dietas, possibilitando uma abordagem mais precisa e personalizada.
Impacto da Inteligência Artificial e Automação:
● Avaliação dos impactos positivos, como a agilização de processos e a redução de burocracias, mas também a consideração dos riscos, como a substituição de profissões por inteligência artificial.
Expansão da Comunicação e Educação:
● Aproveitamento das tecnologias para produção de conteúdo institucional direcionado aos profissionais e sociedade, mas com a preocupação de custos elevados.
Home Office e Qualidade de Vida:
● Possibilidade de adotar o home office para colaboradores, resultando em maior rendimento e qualidade de vida.
Uso de Tablets e Tecnologias Móveis:
● Utilização de tablets e dispositivos móveis para facilitar processos de fiscalização remota e atividades relacionadas.
Desafio da Desinformação e Fake News:
● A atenção à disseminação de informações falsas, considerando o papel das tecnologias na propagação de ações para fortalecer a credibilidade.
Impactos Econômicos Ambientais por Falta de Responsabilidade:
● Destaque para os impactos econômicos gerados por organizações que não consideram a responsabilidade ambiental, resultando em consequências negativas.
Gestão de Resíduos e Sustentabilidade:
● A necessidade de implementar a gestão adequada de resíduos e estabelecer políticas internas de sustentabilidade, como uso racional de água e redução de materiais descartáveis.
● O foco na redução da impressão de materiais como uma medida para minimizar o impacto ambiental.
Desafios Ambientais:
● Descrição dos desafios ambientais, como queimadas criminosas, desmatamento, aquecimento global, e a necessidade de fortalecer a agricultura familiar e a segurança alimentar.
Inovações Tecnológicas e Trabalho Remoto:
● Exploração dos benefícios da informatização dos processos de trabalho e do trabalho home office em relação à redução de custos e impactos ambientais.
Enfrentamento a Agrotóxicos e Indústria de Ultraprocessados:
● Ênfase na luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e o lobby das indústrias de ultraprocessados, ressaltando a necessidade de medidas para enfrentar essas questões.
Política Interna de ECG (Educação, Comunicação e Governança):
● A sugestão de instituir uma política interna que aborda educação, comunicação e governança ambiental no âmbito do Conselho.
Impacto das Novas Resoluções:
● Foco nas novas resoluções que reduzem critérios para conceder celeridade ao processo, destacando os impactos positivos desta abordagem.
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e Código Penal:
● A menção da LGPD e sua influência, além da relação entre o Código Penal e as resoluções de processamento ético-disciplinar.
● Destaque para os efeitos da LGPD nas operações do CRN, especialmente no que se refere à proteção de dados e conformidade com a lei.
Contratação de Nutricionistas por Pregão:
● Abordagem sobre a contratação de nutricionistas para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por meio de pregão, indicando impactos e implicações.
Mudanças na Legislação do CFN:
● A análise do impacto tanto positivo quanto negativo das mudanças nas legislações do CFN sobre os processos de trabalho do CRN e a atuação dos profissionais nutricionistas.
Capítulo 3 - GOVERNANÇA, ESTRATÉGIA E DESEMPENHO
A estrutura de governança do CRN/1 está baseada na interligação entre o Plenário (órgão de deliberação superior), a Diretoria Executiva com as demais instâncias de gestão. De acordo com a Resolução CFN nº 785/2024, tem a seguinte estrutura básica:
I – órgão de deliberação superior, o Plenário;
II – órgão executivo, a Diretoria;
III – órgão de coordenação e gestão, a Presidência; e
IV – órgãos de orientação, disciplina, apoio e assessoramento.
a) Comissões permanentes:
1 - Comissão de Tomada de Contas (CTC);
2 - Comissão de Ética Profissional (CEP);
3 - Comissão de Fiscalização (CF);
4 - Comissão de Formação Profissional (CFP);
5 - Comissão de Comunicação (CCom); e
6 - Comissão de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG).
b) Comissões especiais-transitórias e grupos de trabalho
c) Havendo necessidade, o CRN tem autonomia para constituir outras comissões e/ou câmaras técnicas de acordo com a sua realidade.
3.2. Mapa Estratégico
3.3. RESULTADOS DAS PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO
3.3.1 DESEMPENHO DAS ATRIBUIÇÕES FINALÍSTICAS DO CONSELHO
Relatório Analítico das Ações de Fiscalização
Relatório Analítico da Área Técnica
Relatório Analítico do Setor de Comunicação e Imprensa
Relatório Analítico da Gerência Administrativa e Gestão de Pessoal
3.3.2 PLANOS DE CURTO PRAZO DA ORGANIZAÇÃO COM A INDICAÇÃO DOS OBJETIVOS ANUAIS (PLANO DE AÇÕES E METAS)
Após a identificação dos objetivos estratégicos que nortearão o futuro da organização, o próximo passo crucial no processo de Planejamento Estratégico é a elaboração do Plano de Ações e Metas. Este plano é fundamental para orienta e direcionar esforços, recursos e energias para a concretização das metas estabelecidas.
Esse plano serve como um guia detalhado, permitindo que o CRN-1 aproveite suas forças, aproveite as oportunidades, mitigue as fraquezas e enfrente as ameaças, com o objetivo final de alcançar o sucesso a longo prazo.
Capítulo 4 - INFORMAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS, FINANCEIRAS E CONTÁBEIS
José Eustáquio de Oliveira, Assessor Contábil, inscrito no CRC-DF sob o nº 13.373/0.
I - INTRODUÇÃO
Os Balanços Patrimoniais, Financeiros, Orçamentários e a Demonstração das Variações Patrimoniais, bem como as demais peças demonstrativas do processo, obedecem rigorosamente às instruções determinadas pelo Tribunal de Contas da União - TCU.
Os registros contábeis os quais originaram a presente Prestação de Contas, foram procedidos com observância ao MCASP (Manual de Contabilidade Aplicada ao setor Público) e ao PCASP (Plano de Contas Aplicado ao Setor Público).
Toda documentação contábil da Entidade está devidamente arquivada em ordem cronológica, onde constatamos que todas as despesas realizadas empenhadas, liquidadas e pagas, no qual verificou-se ainda a emissão de documentos de transferências eletrônicas e comprovantes de pagamentos de títulos para cada despesa realizada.
II - ESCRITURAÇÃO
A Escrituração Contábil executada durante o exercício foi realizada através de sistema informatizado, processando-se com regularidade e atualização. Os lançamentos foram efetuados em observância às formalidades legais e técnicas, que disciplinam a matéria. A documentação contábil comprobatória dos atos e fatos administrativos foi arquivada em ordem racional e cronológica.
III - DO ORÇAMENTO
O orçamento aprovado para o exercício de 2024 foi no valor de R$ 7.100.000,00, tendo sido homologado pelo CFN – Conselho Federal de Nutrição, conforme Resolução CFN nº 769, de 21 de dezembro de 2023. Não houve reformulação orçamentária no exercício.
IV - DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA RECEITA
DA RECEITA
A receita corrente arrecadada até o mês de dezembro de 2024 atingiu o valor de R$ 6.854.564,71 (seis milhões, oitocentos e cinquenta e quatro mil quinhentos e sessenta e quatro reais e setenta e um centavos), que corresponde a 103,86% da Receita Corrente Prevista para o Exercício de 2024 que é no valor de R$ 6.600.000,00 (seis milhões seiscentos mil reais), bem como corresponde a 96,54% da Proposta Orçamentária de 2024, que é no valor de R$ 7.100.000,00 (sete milhões cem mil reais).
DA DESPESA
A despesa liquidada até o mês de dezembro de 2024 atingiu o valor de R$ 5.540.945,69 (cinco milhões, quinhentos e quarenta mil novecentos e quarenta e cinco reais e sessenta e nove centavos), que corresponde a 78,04% da Proposta Orçamentária de 2024, que é no valor de R$ 7.100.000,00 (sete milhões cem mil reais).
DO RESULTADO ORÇAMENTÁRIO
Comparando a Receita Arrecadada com a Despesa Realizada até o mês de dezembro de 2024, constatou-se um Superávit Orçamentário no valor de R$ 1.313.619,02 (um milhão, trezentos e treze mil seiscentos e dezenove reais e dois centavos), o que significa dizer que do valor arrecadado até o mês de dezembro de 2024, o Regional gastou o equivalente a 80,84%.
V - DA EXECUÇÃO FINANCEIRA
SALDO DISPONÍVEL
O saldo disponível que passou para o mês de janeiro de 2025 foi de R$ 6.607.243,02 (seis milhões, seiscentos e sete mil duzentos e quarenta e três reais e dois centavos), que está demonstrado no Balanço Patrimonial do mês de dezembro de 2024.
DO RESULTADO FINANCEIRO
Na análise procedida no Balanço Patrimonial do mês de dezembro de 2024, verificou-se que o CRN - 1 passou com um Superávit Financeiro no valor de R$ 6.111.772,11 (seis milhões, cento e onze mil setecentos e setenta e dois reais e onze centavos), o que significa dizer que, o saldo disponível no mês de dezembro de 2024 foi no valor de R$ 6.607.243,02 (seis milhões, seiscentos e sete mil duzentos e quarenta e três reais e dois centavos), e o passivo financeiro à pagar no valor de R$ 495.470,91 (quatrocentos e noventa e cinco mil quatrocentos e setenta reais e noventa e um centavos), em parte tendo em vista as provisões de curto prazo no valor de R$ 152.897,52 (cento e cinquenta e dois mil oitocentos e noventa e sete reais e cinquenta e dois centavos), assim discriminado:
Provisão de salário de férias: R$ 117.615,83
Provisão de INSS s/salário de férias: R$ 24.699,32
Provisão de FGTS s/salário de férias: R$ 9.409,26
Provisão de PIS s/salário de férias: R$ 1.173,15
TOTAL: R$ 152.897,56 (cento e cinquenta e dois mil, oitocentos e noventa e sete reais e cinquenta e seis centavos)
DO RESULTADO PATRIMONIAL
Na análise procedida nas Variações Patrimoniais, constatou-se que o CRN-1 apresentou um Superávit Patrimonial até o mês de dezembro de 2023 no valor de R$ 123.435,04 (cento e vinte e três mil quatrocentos e trinta e cinco reais e quatro centavos), tendo em vista o reconhecimento das anuidades do exercício de 2023 na proporção de 80,00% correspondente à receita líquida do total de profissionais e empresas ativos, discriminado conforme abaixo:
( + ) Variação Patrimonial Aumentativa - R$ 6.734.276,59
( - ) Variaçã0 Patrimonial Diminutiva - R$ 5.549.514,03
( = ) Superávit Patrimonial - Exercício 2024 - R$ 1.184.762,56
DO COMPARATIVO DA RECEITA E DA DESPESA
Conforme demonstrado nas peças contábeis que compõe o processo de prestação de contas anual, o comportamento da receita e despesa de 2024, comparada com o exercício de 2023 foi a seguinte:
a) A receita arrecadada até o mês de dezembro de 2024 foi superior a receita arrecadada no mesmo período de 2023 em R$ 732.276,67 (setecentos e trinta e dois mil duzentos e setenta e seis reais e sessenta e sete centavos), correspondente a um aumento de 11,96%;
b) A despesa realizada até o mês de dezembro de 2024 foi superior a despesa realizada no mesmo período de 2023 em R$ 637.557,83 (seiscentos e trinta e sete mil quinhentos e cinquenta e sete reais e oitenta e três centavos), correspondente a um aumento de 13,00%.
4.2 DECLARAÇÃO DO CONTADOR
As demonstrações contábeis do Conselho Regional de Nutrição – 1ª Região (CRN-1), foram elaboradas em conformidae com a Lei n.º 4.320/1964, em observância às Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica Aplicada ao Setor Público (NBC TSP 16); Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs; Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP); à Resolução CFC n.º 1.161/2009; e à INT/VPCI/CFC nº. 018/2018 da Câmara de Controle Interno do CFC, conforme orientações da Instrução Normativa TCU nº 84/2020, da Decisão Normativa TCU nº 187/2020 e das orientações do órgão de controle interno.
Os normativos trazem orientações quanto aos procedimentos para a elaboração e apresentação do Relatório de Gestão e do processo de Prestação de Contas. Portanto, declaro que as informações constantes das demonstrações contábeis refletem os seus aspectos mais relevantes a situação orçamentária, financeira e patrimonial do Conselho Regional de Nutrição – 1ª Região (CRN-1).
Todas os documentos estão disponíveis para consulta, na íntegra, no Portal da Transparência do CRN/1.
Estou ciente das responsabilidades civis e profissionais desta declaração.
Brasília/DF, 31 de dezembro de 2024.
JOSÉ EUSTÁQUIO DE OLIVEIRA
CRC-DF Nº 13.373/0 | Assessoria Contábil – CRN/1
4.3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E NOTAS EXPLICATIVAS
Para visualizar as demonstrações contábeis clique sobre o nome do arquivo, o qual abrirá em uma nova janela:
Nota explicativa - balanço orçamentário
Comparativo da Despesa Liquidada 2024
Comparativo da Receita Arrecadada
Balanço Patrimonial comparado 2024/2023
Nota explicativa balanço patrimonial
Demonstração dos Fluxos de Caixa
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