Relatório de Gestão 2024 | Comunicação

RELATÓRIO ANALÍTICO

Este relatório apresenta dados analíticos das ações do Setor de Comunicação e Imprensa realizadas no período de janeiro a dezembro de 2024.

CANAIS DE ACESSO AO CIDADÃO

Em 2024, os canais de comunicação do CRN-1 continuaram essenciais para que nutricionistas, técnicos em nutrição e dietética (TND) e sociedade em geral tivessem acesso a informações corretas e de qualidade. O conteúdo é voltado para o trabalho do CRN-1 como entidade de proteção da sociedade. No último ano, contamos com website, perfis no Instagram, Facebook e LinkedIn, canal de Youtube e envio de malas-direta para divulgar as ações realizadas pelo Conselho junto aos profissionais do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Com o fim do Twitter, que passou a ser X, optamos por não utilizar mais essa rede social.

WEBSITE

O atual site do CRN-1 continuou em pleno funcionamento, sendo o trabalho do Setor de Comunicação (SCom) ajustar, juntamente com a equipe de T.I e empresa mantenedora do site, as funções e informações apresentadas. Em 2024, foram publicadas no site 29 matérias.

Além da função informacional, o portal do CRN-1 é uma plataforma de serviços integrados, provendo agilidade à maioria das demandas dos profissionais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso tudo realizado em conjunto com as Gerências Administrativa, de Fiscalização, Técnica e Setor de TI. 

Em 2024, obtivemos uma evolução de 30,70% nos acessos ao site na comparação com igual período no ano anterior.

INSTAGRAM

O Instagram continuou sendo a rede social mais usada pelo CRN-1 em 2024. Por ter maior alcance junto aos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética, foi essencial para a divulgação de informações sobre a atuação do Conselho e assuntos que interferem diretamente na vida dos profissionais.

Em 2024, houve um crescimento de 14,02% no número de seguidores, de 487,6% no alcance, de 100% na quantidade de interações com o conteúdo, de 93,9% em cliques no link e 39,3% de aumento no número de visitas ao perfil em relação a 2023. Foram 208 publicações, 220 stories e 36 vídeos.

FACEBOOK

A página no Facebook terminou o ano com uma queda de 54,6% de seguidores com relação ao ano de 2023, seguindo a tendência mundial de esvaziamento desta rede a cada ano. No perfil do CRN-1, foi replicado, no que cabia, o conteúdo publicado no Instagram.

LINKEDIN

O LinkedIn é uma plataforma de mídia social focada em interações profissionais e institucionais. Em 2024, foram publicadas 158 postagens. A página do CRN-1 vem crescendo. Ao todo, temos 263 seguidores, sendo 141 conquistados no último ano.

DIVULGAÇÃO DE AÇÕES

FISCALIZAÇÃO

Em 2024, o Setor de Comunicação em parceria com a Gerência de Fiscalização realizou a divulgação das atividades fim do CRN-1. Dessa forma, tornamos públicas as principais ações, como as interiorizações, as concessões de Selo Nutrilegal, fiscalizações em conjunto com outros órgãos e o início da divulgação do Projeto Aqui tem Nutricionista.

Também foram divulgadas as participações da equipe de fiscalização em cursos e eventos dentro e fora do Sistema CFN/CRN. Apenas no Instagram, foram realizadas 24 postagens relacionadas à fiscalização, em formato de cards, carrossel e vídeos.

  

DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO COM TEMÁTICA SOCIAL

Em 2024, o Setor de Comunicação produziu e divulgou conteúdos de conscientização, com temas que fazem parte da nossa sociedade. Foram realizadas publicações referentes a datas comemorativas sociais como: Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Dia Internacional da Mulher, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, Dia Internacional da Mulher Negra latino-americana e caribenha, Agosto Dourado, Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, Dia da Merendeira Escolar, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia da Consciência Negra.

  

DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO DE REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

A participação de conselheiros do CRN-1 em órgãos de representação social, congressos, eventos e reuniões com autoridades que também foram amplamente divulgados. Destacamos aqui, três exemplos.

DIA DO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 2023

Em 2024, o CRN-1 realizou um evento presencial no dia 26/06/2024, na Universidade de Brasília (UnB), para celebrar o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. A ação contou com transmissão ao vivo pelo Canal do CRN-1 no YouTube para os interessados em acompanhar o evento.

Foram 3 palestras com o seguinte público participante:

PERÍODOTEMAVAGASINSCRITOSPARTICIPANTES
ManhãMercado de Trabalho1908846
TardeTND e o seu profissionalismo190171106
NoiteAtuação do TND e autocuidado19017478

Ações de divulgação

O setor de comunicação foi responsável pela divulgação do evento, realizando:

  • Instagram: 6 postagens de divulgação do evento e 1 pós-evento;
  • Facebook: 6 postagens de divulgação do evento e 1 pós-evento;
  • LinkedIn: 6 postagens de divulgação do evento e 1 pós-evento;
  • Site: 1 notícia para divulgação do evento;
  • Youtube: 1 vídeo;
  • Disparo de mala direta para todos os TNDs inscritos no CRN1 (cerca de 1.500 profissionais).

 

O setor de comunicação participou da organização do evento, realizando:

  • Criação de banner comemorativo para o evento
  • Organização de material e pessoal no local do evento em Brasília-DF
  • Cobertura fotográfica e de filmagem do evento em Brasília-DF
  • Diagramação de certificados
  • Gerenciamento de inscrições via plataforma on-line Sympla
  • Disparo de e-mail relembrando os inscritos sobre a proximidade do evento

GUIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA NAS REDES SOCIAIS

Em abril de 2024, o CRN-1 realizou uma live para lançar o Guia de Atuação Profissional do Nutricionista nas Redes Sociais. O material contou com a contribuição de mais de dez profissionais, entre nutricionistas e especialistas em marketing, todos alinhados dentro de um objetivo: propor não só uma reflexão sobre a ética no mundo digital, como dar ferramentas para a produção de conteúdo de qualidade dentro de uma atuação responsável.

X

Preencha os campos abaixo.


Assunto?

Selecione o setor para o qual você deseja encaminhar a mensagem


Ir para o conteúdo