Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CRN-1 lança Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+

O Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+, faz uma breve apresentação sobre as pessoas LGBTQIA+, mostrando perfil sociodemográfico da comunidade e as condições de vida e saúde. Dessa forma, aborda a temática das atenções nutricionais que devem ser tomadas em suas 38 páginas.

Ao apresentar informações de extrema importância para os profissionais de nutrição, o Guia levanta: questões psicossociais, estratégia de entrevista motivacional (EM) no atendimento, avaliação nutricional (AN), avaliação antropométrica. Ademais, trata sobre avaliações tais como: bioquímica, clínica, dietética, comportamental e socioeconômica. Além disso, aborda as condutas nutricionais que devem ser aplicadas no atendimento e as políticas de saúde, alimentação e nutrição para a população LGBTQIA+.

Assim, ao falar sobre o que as pessoas LGBTQIA+ precisam que os profissionais de nutrição saibam, o guia aborda sobre a importância do nome social, pronomes e formas de tratamento. Trata ainda sobre algumas expressões inadequadas, apresenta relatos de vivências dos LGBTQIA+ e sugestões de leitura para quem deseja se aprofundar mais no tema.

O nutricionista, Lewestter Melchior, responsável por propor ao CRN-1 a elaboração do Guia, fazendo também parte do grupo de trabalho, conta que o projeto nasceu de uma inquietação. “Ao me aprofundar nessas questões de representação, percebi que a minha população não estava sendo representada e que não existiam pesquisas suficientes na área de alimentação e nutrição”, conta.

A partir disso, o profissional solicitou à gestão do CRN-1 a elaboração do Guia, o que foi prontamente atendido pelo CRN-1. “A primeira proposta era a elaboração de uma cartilha Conforme fomos escrevendo e organizando as informações, percebemos se seriam melhor enquadradas no formato de guia.”

O Guia foi elaborado pelos nutricionistas Lewestter Melchior, Ísis Gois, Igor O. Trindade, Luíza Horta, Felipe Behrends e Talita Reis e pelo pesquisador Sávio Gomes.

O documento não tem a intenção de ditar a forma de condução de atendimento, mas sim munir os profissionais de informações adequadas a respeito do tema.

LIVE

Nesta terça-feira (29), às 19h, no canal de Youtube do CRN-1, será realizada uma live com os autores do Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+. O guia foi criado por profissionais da nutrição, que fazem parte da comunidade. Juntos, eles formaram um grupo de trabalho para analisar a pauta de identidade de gênero e sexualidade como questões da categoria.

Para conhecer o Guia de cuidado e atenção nutricional à população LGBTQIA+, acesse: https://novoportal.crn1.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Guia-de-cuidado-e-atencao-nutricional-a-populacao-LGBTQIA_1edicao.pdf


Informações para divulgação e imprensa:
Cecília Garcia – (61) 99273-2202
comunicacao@crn1.org.br