Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CRN1 esclarece tema de comentário em redes sociais

O Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN1 – DF/GO/MT/TO) esclarece comentários feitos por Nutricionista inscrita na região postados na rede social Instagram:
.
“O CRN (Conselho Regional de Nutrição)* proibiu o nutricionista de retirar o glúten e leite e derivados dos seus pacientes a menos que seja comprovado por testes sanguíneos e biópsia intestinal (que muitas vezes não é conclusiva) apesar de todas as comprovações em cima de seus males. Pois é, tirou o direito desses profissionais de saúde a decidirem sobre o que é melhor para seus pacientes. Engraçado… Podiam se preocupar em proibir também os vários REAIS VENENOS que são consumidos DIARIAMENTE: peito de peru, adoçantes artificiais, embutidos, polenguinho, sucos industriais, refrigerantes, corantes químicos, aditivos, conservantes, glutamato monossódico, óleo de canola, soja, transgênicos, junk food, etc., etc., etc.”
.
Observamos que o post da nutricionista foi resultado do comentário do Chef Marcelo Facini em sua Fanpage (facebook.com/AniballeFacini) no dia 19/11.
.
É preciso deixar claro que o parecer citado foi publicado em 2011 pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN3 – SP/MS) e na época as orientações eram válidas somente para os profissionais da jurisdição.
.
Após esta publicação o Conselho Federal de Nutricionistas tem se reunido com a área técnica do sistema (CRNs de todas as regiões + CFN) e discutido amplamente o assunto, acolhendo diversos pontos de vista respaldados pela ciência.
.
A Gestão 2014/2017 – CRN3, está revisando todos os pareceres anteriores conforme consta no site da entidade ( http://crn3.org.br/legislacao/pareceres-tecnico/), do qual foram retirados todos os pareceres para tal revisão, de forma que não ocorram interpretações errôneas perante o Conselho.
.
Ratificamos então, que o parecer citado nos posts já foi revogado e não reflete o posicionamento atual do sistema CFN/CRN, nem do CRN3, nem do CRN1, que ainda estão discutindo o assunto em questão e em breve irão publicar parecer sobre o tema.
.
Aproveitamos para esclarecer sobre mais alguns aspectos abordados:
.
1. O CFN já se manifestou oficialmente sobre a questão dos transgênicos em parecer que pode ser acessado no link: http://cfn.org.br/eficiente/repositorio/Noticias/431.pdf. Além de ter produzido este documento, o Conselho participa ativamente dos fóruns nacionais sobre Agrotóxicos e dos Conselhos de Segurança Alimentar Estaduais, Municipais e Nacional, onde este assunto é seriamente discutido e encaminhamentos são realizados com vistas a atender os interesses relacionados a saúde da população e do planeta.
.
2. Em relação ao Glutamato Monossódico; produtos ultraprocessados como polenguinho; embutidos e outros processados citados, esclarecemos que o CFN e os CRNs se manifestam ativamente em advertência ao consumo destes alimentos no novo Guia Alimentar para a População Brasileira, que inclusive foi publicado em nosso site ( http://www.crn1.org.br/ ) e na nossa fanpage no Facebook.
.
O CRN1 se coloca a disposição para mais informações em relação aos tópicos abordados.
.
* Não existe Conselho Regional de Nutrição, e sim Conselho Regional de Nutricionistas, assim como Conselho Federal de Nutricionistas.

Pular para o conteúdo