Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Parecer Técnico da ASBRAN reprova método 5S

Você já deve ter ouvido ou lido sobre o método de emagrecimento “5S”. Ele se propõe a “reprogramar o hipotálamo” e associa técnicas para a perda de peso. O “5S” vem sendo divulgado nos meios não científicos como uma medida terapêutica eficaz e segura para o emagrecimento, inclusive redução de peso definitiva.
A Associação Brasileira de Nutrição – Asbran convidou profissionais de referência na área de nutrição clínica para analisar as evidências científicas sobre o método e emitir um parecer sobre o assunto. O grupo analisou o Programa e concluiu que as alegações são insuficientes para a sua recomendação como estratégia que leva à redução de peso corporal de forma sustentável, eficaz e saudável. O parecer técnico da Asbran aponta ainda que o método é conduzido por profissional sem a competência técnica legal para executá-lo.
O Programa “5S” foi desenvolvido e patenteado por uma fisioterapeuta que associa 5 técnicas aplicadas em 3 ciclos denominados de ELIMINAÇÃO (PERDA), MANUTENÇÃO e REEDUCAÇÃO, utilizando ainda produtos dermocosméticos e a suplementação por meio de nutracêuticos. O método afirma que o objetivo é terapêutico e que promove a regularização das taxas sanguíneas, da atividade do pâncreas e estimulação do metabolismo.
Os “segredos” do método se baseiam em dieta personalizada e acompanhamento nutricional, via mídia social, uso de nutracêuticos e gorduras “boas” e tratamentos estéticos. Para isso, trabalha com profissionais como nutricionista, fisioterapeuta, esteticista ou técnicos, psicólogo, podendo incluir o médico endocrinologista e, se necessário, a prescrição de anorexígenos. O método promete uma perda de peso de 15 até 20kg no mês e a eliminação do efeito sanfona. A maior parte das informações do tratamento são repassadas através de grupos em mídia social.
O método é um produto e, como tal, possui um contrato de aquisição e custos relativos que variam de acordo com a unidade de aquisição.
A Asbran esclarece que o “5S” trata-se de um programa de emagrecimento executado por profissional não habilitado, uma vez que é atividade privativa do profissional nutricionista, dentre outras, a assistência dietoterápica. Além disso, o programa visa potencializar a aderência através de estímulo e monitoramento à distância, sem a garantia de que isso seja feito por profissional habilitado. O tratamento dietético, claramente apresentado pelo programa, esconde-se atrás do disfarce de um tratamento estético.
A promessa da reprogramação hipotalâmica não é devidamente justificada pelo método. Alguns estudos apontam para a capacidade de alguns nutrientes em modular o processo inflamatório hipotalâmico, contudo, não há evidências em humanos. Os estudos em animais são preliminares e completamente inconclusivos.
CONFIRA O PARECER TÉCNICO NA ÍNTEGRA
Texto original: Asbran