Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Registro de título de especialista no CRN1

ENTENDA O QUE É O TÍTULO DE ESPECIALISTA

Pós graduação x título de especialista

Os Cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização são programas de nível superior que tem como objetivos complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais. A carga horária mínima é de 360 (trezentos e sessenta) horas, contendo disciplinas ou atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional. (Resolução CNE nº 1/2018)

O Título de Especialista é o reconhecimento da capacitação técnica e científica, no desempenho das especialidades profissionais. Atualmente, abrange as áreas de Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Nutrição em Esportes, Nutrição em Saúde Coletiva e Fitoterapia e está em período de atualização para incluir as novas especialidades reconhecidas na Resolução CFN nº 689/2021. É regido por edital e ocorre em três (3) etapas eliminatórias: inscrição, prova teórica e avaliação curricular. (ASBRAN)

Atualmente, os títulos de especialistas em Nutrição são apenas aqueles emitidos pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Em breve outras entidades serão devidamente chanceladas pelo CFN e/ou ASBRAN para este fim e também poderão conceder esse título. Em ambos os casos, o título deverá ser registrado no CRN.

Dessa forma, cursos de pós-graduação lato sensu, residências ou outras especializações não são correspondentes ao título de especialista.

Os conhecimentos adquiridos e aprendidos em determinadas áreas da nutrição por meio de pós-graduação, residências, representam uma forma de se adquirir as competências e habilidades necessárias para obtenção do título de especialista, porém caso você almeje a obtenção desse título, será necessário passar por processo de avaliação junto à ASBRAN.

COMO OBTER TÍTULO DE ESPECIALISTA 

Para a obtenção de título de especialista em Nutrição especialista em Nutrição pela ASBRAN deve-se ser nutricionista com, pelo menos, três anos de inscrição ativa em CRN (exceto para nutricionista com, pelo menos, dois anos de inscrição ativa em CRN e portador de certificado de residência na área da especialidade) e atender aos requisitos estabelecidos no respectivo edital.

A ASBRAN tem o prazo de até três anos para garantir a oferta de título de todas as especialidades em Nutrição estabelecidas na Resolução, e dois anos adicionais para garantir que essa oferta seja anual.

COMO REGISTRAR O TÍTULO DE ESPECIALISTA NO CRN1

 ATENÇÃO: Reforçamos que o papel do CRN não é emitir títulos, e sim registrar títulos já emitidos pela ASBRAN, e futuramente por outras entidades devidamente chanceladas pelo CFN e/ou ASBRAN, conforme Resolução CFN nº 689/2021 e explicação acima.

 Para você fazer a solicitação de registro do título de especialista no CRN1, o nutricionista deverá realizar o protocolo de requerimento através do Autoatendimento, onde possui inscrição definitiva ativa, anexando os seguintes documentos:

  • Requerimento solicitando registro como especialista preenchido e assinado (o documento fica disponível após a confirmação do protocolo de requerimento);
  • Comprovante do pagamento para emissão do registro;
  • Título de especialista em especialidade reconhecida pelo CFN;
  • Declaração de Veracidade e Autenticidade de Dados e Documentos.

O CRN tem o prazo de até 30 (trinta) dias, contados a partir do recebimento da documentação completa e adequada, para análise e emissão de parecer conclusivo sobre a solicitação.

ATENÇÃO! Este requerimento gera um DÉBITO referente ao serviço de análise e registro do título de especialista, sendo a quitação desta taxa um pré-requisito para a análise do requerimento, conforme art 7º da Resolução, não cabendo reembolso no caso de indeferimento. 

O nutricionista pode obter quantos títulos desejar desde que atenda ao disposto na Resolução CFN nº 689/2021 e nos respectivos editais.

As especialidades em Nutrição com finalidade acadêmica e/ou profissional, reconhecidas pelo CFN/CRN e especificadas na Resolução CFN nº 689/2021, são:

  1. Educação Alimentar e Nutricional;
  2. Gestão de Políticas Públicas e Programas em Alimentação e Nutrição;
  3. Nutrição Clínica;
  4. Nutrição Clínica em Cardiologia;
  5. Nutrição Clínica em Cuidados Paliativos;
  6. Nutrição Clínica em Endocrinologia e Metabologia;
  7. Nutrição Clínica em Gastroenterologia;
  8. Nutrição Clínica em Gerontologia;
  9. Nutrição Clínica em Nefrologia;
  10. Nutrição Clínica em Oncologia;
  11. Nutrição Clínica em Terapia Intensiva;
  12. Nutrição de Precisão;
  13. Nutrição e Alimentos funcionais;
  14. Nutrição e Fitoterapia;
  15. Nutrição em Alimentação Coletiva;
  16. Nutrição em Alimentação Coletiva Hospitalar;
  17. Nutrição em Alimentação Escolar;
  18. Nutrição em Atenção Primária e Saúde da Família e Comunidade;
  19. Nutrição em Esportes e Exercício Físico;
  20. Nutrição em Estética;
  21. Nutrição em Marketing;
  22. Nutrição em Saúde Coletiva;
  23. Nutrição em Saúde da Mulher;
  24. Nutrição em Saúde de Povos e Comunidades Tradicionais;
  25. Nutrição em Saúde Indígena;
  26. Nutrição em Saúde Mental;
  27. Nutrição em Transtornos Alimentares;
  28. Nutrição em Vegetarianismo e Veganismo;
  29. Nutrição Materno-Infantil;
  30. Nutrição na Produção de Refeições Comerciais;
  31. Nutrição na Produção e Tecnologia de Alimentos e Bebidas;
  32. Qualidade e Segurança dos Alimentos;
  33. Segurança Alimentar e Nutricional; e
  34. Terapia de Nutrição Parenteral e Enteral.

Sugerimos a leitura na íntegra da Resolução CFN nº 689/2021.