Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CFN oficia Ministério da Saúde

CFN oficia Ministério da Saúde e solicita a inclusão do nutricionista na equipe mínima das UTIs

O Conselho Federal de Nutricionistas encaminhou à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS) ofício cobrando explicações sobre as mudanças instituídas pela Portaria GM/MS Nº 2.862, de 29 de dezembro de 2023. O documento excluiu o nutricionista como membro da equipe mínima nas Unidades de Terapia Intensivas (UTI).

Diante disso, na comunicação enviada hoje (11/01), o CFN cobrou a inclusão do nutricionista nas equipes de UTI e defendeu a atividade privativa deste profissional na alta complexidade.

Ainda no ofício houve a solicitação de agendamento de reunião com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES). O objetivo do encontro será entender os critérios usados para a definição da equipe multiprofissional mínima além de dialogar sobre a inclusão do nutricionista, com suas competências privativas, dentro das UTIs.

Vale destacar que a inclusão do nutricionista na equipe mínima atende as atividades obrigatórias dispostas no Art. 2º da Resolução CFN Nº 663, de 28 de agosto de 2020, que define as atribuições deste profissional em Unidades de Terapia Intensiva.

 

Acesse o ofício na íntegra

 

Foto: Ascom CFN

Pular para o conteúdo