O CFN iniciou uma ampla pesquisa sobre o perfil do nutricionista no Brasil. O projeto é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pretende conhecer a atuação, a formação, o mercado de trabalho e outros dados socioeconômicos e demográficos dos nutricionistas.
O último levantamento com tais características foi realizado pelo conselho em 2005. Agora, a proposta é atualizar e ampliar esses dados para conhecer melhor como atua o nutricionista no Brasil.
A empresa IPPECT – Instituo de Planejamento, Pesquisa, Comunicação, Estudos Sociais e Tecnológicos é a responsável pela pesquisa, que entrevistará nutricionistas inscritos nos Conselhos Regionais de Nutricionistas, que serão sorteados aleatoriamente. Após o sorteio, o entrevistado receberá um telefonema da empresa esclarecendo como será a pesquisa e sua importância. Na etapa seguinte, com a confirmação de que participará, o nutricionista receberá, via e-mail, um link para acessar e responder, em poucos minutos, o questionário, que é bem simples.
É muito importante que os sorteados ao serem contatados confirmem a participação na pesquisa, para que seja iniciada imediatamente. São esses dados que possibilitarão ao Sistema CFN/CRN a definição de novas estratégias, e mais eficazes, para erradicar possíveis problemas na formação e na atuação profissional. O resultado também será utilizado no planejamento e na melhoria das ações que visam a maior valorização da profissão.
Fonte: ASCOM CFN