Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CRN-1 participa de reunião do Fórum de Presidentes dos Conselhos Regionais de Nutrição em Fortaleza

Nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, Fortaleza tornou-se o centro das discussões sobre governança e transparência na área da nutrição, com a realização da reunião do Fórum de Presidentes dos Conselhos Regionais de Nutrição.

O evento realizado na sede do Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região (CRN-11), localizada na capital cearense reuniu presidentes e representantes dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Nutrição (CFN) e contou com uma programação rica em palestras e debates voltados ao fortalecimento da gestão.

O encontro foi aberto com uma fala de boas-vindas da presidente do CRN-11, Gláucia Posso, que recepcionou presidentes e representantes das dez regiões presentes, além da presidenta do CFN, Érika Simone Coelho Carvalho, e do diretor tesoureiro do CFN, Maurício Rafael Novaes de Araújo. O Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região foi representado pela presidente Raquel Adjafre.

Debates sobre governança e novas regulamentações

No primeiro dia, os participantes discutiram pontos importantes, como o Regimento Interno do Sistema CFN/CRN. Um dos momentos de destaque foi a palestra online do Dr. Alberto Câmara, diretor de Fiscalização dos Conselhos Profissionais, que trouxe orientações sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e as exigências de transparência impostas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Dr. Alberto ressaltou a importância dos dados abertos e relatórios de gestão como ferramentas para aumentar a confiança pública e fortalecer a integridade das entidades representativas.

Tecnologia a favor da transparência

No segundo dia, as discussões concentraram-se nas tecnologias que promovem transparência e eficiência na gestão. Juliander Veloso, coordenador de Tecnologia da Informação do CFN, apresentou uma palestra sobre o contexto dos dados abertos no Sistema CFN/CRN, explicando como a integração de informações pode beneficiar tanto os profissionais quanto a sociedade. Ricardo Maia, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, abordou os desafios que os Conselhos de Nutrição enfrentam na aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), enfatizando a responsabilidade das instituições em garantir o sigilo dos dados profissionais e dos cidadãos.

Encerrando a programação, Karoline Monteiro e Raimundo José de Queiroz apresentaram o sistema “Implanta”, voltado para a integração e otimização da gestão dos Conselhos Profissionais.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CRN-11

Foto: Uama Martins/Assessoria de Comunicação do CRN-11

Pular para o conteúdo