Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

CRN1 solicita adequação de Quadro Técnico de Nutrição na SES-DF

No dia 14 de abril, a vice-presidente do CRN-1, Dra Suzana Furtado, participou de reunião com os profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Saúde-SES-DF, na área de Nutrição, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF.
“É enorme a responsabilidade social dos Conselhos de Saúde de zelar pelo interesse público de forma a efetuar a supervisão qualitativa, técnica e ética do exercício da profissão para o desempenho efetivo das atribuições e que para isso é essencial a existência de um Quadro Técnico adequado de profissionais de forma a atender com qualidade a assistência nutricional à população”, ressaltou a vice-presidente do CRN-1.
Segundo a Coordenação de Fiscalização do CRN-1 são recebidas diariamente denúncias relacionadas à falta de prestação de serviço adequado de Nutrição e na maioria das vezes é verificada a ausência de Nutricionista ou a falta de condições para que o profissional atue de forma satisfatória e no caso da SES-DF a falta de profissionais no Quadro Técnico acarreta a sobrecarga dos profissionais que lá estão trabalhando.
Por este motivo, o CRN-1 vem solicitando a adequação numérica do quadro de profissionais estabelecido nos moldes da RES/CFN nº 380 seja respeitada a fim de que os Nutricionistas tenham condições de realizar com qualidade suas atribuições de forma a contribuir para a promoção da assistência nutricional da população.
Em agosto de 2015, o CRN-1 encaminhou Ofício à Secretaria de Saúde do Distrito Federal que tratava de Parecer Técnico informando um déficit de 79 nutricionistas apenas nos hospitais da Secretaria.  Em fevereiro deste ano o Conselho se reuniu com a Gerência de Nutrição e reformulou o documento considerando as demais unidades de saúde do órgão e verificou que o déficit atual é de 181 profissionais.
“Sabemos da importância desses profissionais na rede pública e iremos trabalhar para a redução do déficit. Essa é mais uma prioridade na rede pública de saúde”, respondeu a Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Deputada Celina Leão.
Dra Suzana falou ainda da importância dos Técnicos em Nutrição e Dietética que desenvolvem tarefas essenciais e auxiliam de forma efetiva a execução do trabalho dos Nutricionistas.

Pular para o conteúdo