Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

DIA MUNDIAL DO DIABETES

  • 13 de novembro de 2012
  • crn1

No dia 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Diabetes. A data vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência do diabetes no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção. A International Diabetes Federation (IDF) e a Organiza­ção Mundial da Saúde (OMS) encabeçam as atividades em nível mundial, enquanto o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Diabetes promovem a data em nosso país, tendo em vista o Diabetes Mellitus ser reconhecido como um agravo, debilitante e de alto custo, principalmente quando associado a complicações severas.
Em Mato Grosso, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo  ações que colaboram para prevenção e controle da doença, assim bem como para promoção de saúde. Cita-se, por exemplo, a assessoria aos municípios do Estado quanto à assistência farmacêutica para o portador do diabetes, a implantação da educação a distância em parceria com o Ministério da Saúde voltada para o autocuidado em diabetes mellitus, a construção e implantação do Protocolo Estadual de Diabetes para subsidiar a organização da rede de assistência aos portadores de diabetes nos municípios, entre outras.
A campanha do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 é Diabetes: Educar para Prevenir sendo o tema em 2012 – Proteger o Nosso Futuro. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.
Para as pessoas com diabetes, esta é uma mensagem sobre o poder de informação através da educação. Para os gestores, é um alerta para implantar estratégias eficientes e políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes para resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que possuem risco de ter. Para profissionais de saúde, é uma chamada para melhorar o conhecimento, de modo que as recomendações baseadas em evidência sejam colocadas em prática. Para o público em geral, é uma oportunidade para entender o impacto do diabetes na saúde e saber, na medida do possível, como evitar ou retardar o aparecimento do diabetes e suas complicações.
As mensagens-chave dessa campanha são:

  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta
  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
  • Saber como cuidar do diabetes e controlar.
Pular para o conteúdo