Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Fique por dentro das ações da Delegacia do CRN/1 em Tocantins

  • 19 de setembro de 2012
  • crn1

1)  Em Setembro a Delegacia Regional do CRN/1 no Estado do Tocantins realizou reunião, em Araguaína, com o Ministério Público do Tocantins, Vara da Infância e da Juventude, Diretoria Regional de Ensino (DRE), Vigilância Sanitária e Área de Alimentação Escolar municipais. O Promotor de Justiça Dr. Sidney Fiori Júnior conduziu a reunião no sentido de estabelecer as responsabilidades de cada instituição representada. Ao final foi redigido documento assinado por todos onde o Promotor, dentre outras providências, solicita a contratação urgente de Nutricionistas para todas as DRE do Estado e 4 (quatro) para a DRE de Araguaína. Este documento será encaminhado ao Secretário Estadual de Educação e reforça a reunião na qual este Conselho discutiu o assunto em junho com aquele Secretário.

2)   Na mesma data também realizamos reunião com o Promotor de Justiça da Vara da Saúde. Nesta, o CRN/1 solicitou ao MP que oficie as Secretarias de Saúde do Estado e do município de Araguaína para que tome providências quanto às más condições estruturais das unidades de alimentação e nutrição de quase todos os hospitais públicos. Tais condições foram averiguadas nas visitas de fiscalização e concorrem para as dificuldades de atuação dos nutricionistas nas UANs.

 3) O CRN/1 propôs assinatura de um Termo de Cooperação com a VISA municipal de Araguaína, a ser assinado pelo Secretário Municipal de Saúde, cuja finalidade é otimizar as fiscalizações do Conselho nos estabelecimentos onde o nutricionista é necessário. Este termo também foi proposto à VISA de Palmas de forma a oficializar e normatizar o trabalho em parceria já existente.

4) A VISA estadual do TO irá fazer a impressão de material gráfico referente à campanha sobre a qualidade da alimentação fora do lar, em parceria com esta Delegacia e a ser utilizado no dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação – como parte das atividades também promovidas pelo CONSEA Estadual e demais parceiros.

5)  Em Agosto a Delegacia Regional realizou um curso de atualização em Alimentação escolar/PNAE, com carga horária de 20 horas. Fizemos parceria com o CECANE-UFG e o curso foi ministrado pela Prof. Dra. Estelamaris Tronco Monego e teve 23 participantes que se comprometeram a desenvolver um trabalho posterior na alimentação escolar pública mediante projeto. O curso teve também o objetivo de arrecadar fundos para a criação de um sindicato da categoria.

Pular para o conteúdo