Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Ministério da Saúde lança guia sobre mudanças climáticas para profissionais de saúde

O Ministério da Saúde acaba de divulgar um guia de bolso voltado para mudanças climáticas destinado aos profissionais de saúde. Esse documento essencial é uma adaptação de um material desenvolvido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), ajustado para atender às demandas específicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do guia é facilitar o atendimento de médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais, proporcionando informações essenciais para responder de forma eficiente aos desafios das mudanças climáticas. Este documento representa uma importante iniciativa para a saúde pública brasileira, contribuindo para a adaptação do SUS a este cenário cada vez mais crítico.

Conteúdo do Guia

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde lança um material específico sobre mudanças climáticas e seus efeitos na saúde para os profissionais do SUS. O guia, que será distribuído para os trabalhadores do sistema e também está disponível para download no site do Ministério da Saúde, conta com mais de 130 páginas de conteúdo. O material abrange:

  • Alterações  cardiovasculares, respiratórias, renais, oftalmológicas, cutâneas, gastrointestinais e neurológicas;
  • Recomendações sobre o impacto das mudanças climáticas na saúde mental e materno-infantil;
  • Informações sobre zoonoses e doenças transmitidas por vetores;
  • Orientações para melhorar o atendimento aos pacientes e comunidades afetadas.

Acesso ao Guia sobre Mudanças Climáticas para Profissionais de Saúde

Para acessar o guia completo sobre mudanças climáticas voltado para os profissionais da saúde, clique aqui.

O Cenário das Mudanças Climáticas no Brasil e no Mundo

No Brasil, as mudanças climáticas já pressionam o Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao aumento de doenças e agravos relacionados a eventos climáticos extremos. O Ministério da Saúde está reforçando os mecanismos de vigilância e estabelecendo linhas de cuidado para garantir uma atenção integral à saúde de pessoas vulneráveis aos efeitos do clima.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2030 e 2050 a crise climática poderá ser responsável por cerca de 250 mil mortes adicionais por ano devido a desnutrição, malária, diarreia e estresse térmico.

Fonte: Ministério da Saúde

Pular para o conteúdo