Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Mobilização Contra o Ato Médico

  • 28 de maio de 2012
  • crn1

O Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas (CFN/CRN) se solidariza com as entidades que promoverão a Mobilização Nacional Contra o Ato Médico, que será realizada no próximo dia 30, quarta-feira, às 9 horas, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. É importante que nutricionistas e acadêmicos do curso de Nutrição participem da mobilização, que defende, também, a autonomia de todas as profissões regulamentadas.
 
Em documento da Frente dos Conselhos das Profissões da Área da Saúde, também assinado pelo CFN, é clara a defesa de que a saúde deve ser tratada e cuidada no quadro de uma política de estado democrático e plural, não podendo ser limitada por meio de uma lei que retrata a posição restrita de parcela de uma categoria profissional, em especial quando esta fere direitos duramente conquistados na redemocratização do país, desde a Constituição de 1988 e aprovados pelo Sistema Único de Saúde.
 
“As profissões da saúde não são contrárias à regulamentação da Medicina e compreendem a importância do fato de que todas as profissões precisam criar procedimentos de regulação de suas práticas. O que está em jogo é a defesa de garantia prevista no paradigma de integralidade em saúde, conquistada nas lutas da sociedade pela saúde coletiva e em regime público organizadas na política do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o documento da Frente.