Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Notícias

Profissionais da saúde terão prioridade na vacinação contra a dengue

Profissionais da saúde terão prioridade na vacinação contra a dengue (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou, no início de dezembro, as diretrizes para a utilização da nova vacina nacional contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante, aplicado em dose única, começará a ser disponibilizado inicialmente aos profissionais da saúde, com expansão gradativa para outros grupos ao longo de 2026.

Atenção Primária

As primeiras 1,3 milhão de doses serão destinadas aos trabalhadores da atenção primária, incluindo equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e profissionais que atuam em visitas domiciliares. A previsão é de que esse grupo seja imunizado até o final de janeiro de 2026.

Campanha

O Ministério da Saúde planeja ampliar o público-alvo conforme o aumento da produção do imunizante pelo Instituto Butantan. A campanha nacional, prevista para iniciar no primeiro semestre de 2026, deve começar pela vacinação de adultos de 59 anos, com expansão progressiva até pessoas de 15 anos.

A estratégia dá prioridade aos adultos mais velhos, grupo que não foi contemplado pela vacinação com a Qdenga, da fabricante Takeda, disponibilizada pelo SUS apenas para adolescentes entre 10 e 14 anos. Além disso, pessoas mais próximas da faixa etária idosa apresentam maior risco de complicações graves e óbitos por dengue.

Redação CRN-1

X

Preencha os campos abaixo.


Assunto?

Selecione o setor para o qual você deseja encaminhar a mensagem


Acessar o conteúdo